Verde que te quero bem

9 de outubro de 2009

Grande Reportagem em Foto produzida em Setembro de 2009

Por Mayara Barbosa e Sabrina Zambello (Texto)

Vivemos, hoje, em uma sociedade na qual as relações capitalistas de trabalho e sociais fazem com que as pessoas mantenham um ritmo de vida intenso, com uma sobrecarga de ati vidades que, na maioria das vezes, não englobam a busca pelo bem-estar fí sico e interior, bem como a apreciação da natureza.

Comum entre a maioria das grandes regiões, a vida sedentária e o crescimento de cidades cobertas pelo cinza dos asfaltos e prédios cada vez mais altos são característi cas também presentes no Vale do Paraíba,
especialmente nas cidades de São José dos Campos e Taubaté – as mais populosas da região e com os maiores índices de industrialização.

Todo esse cenário de desenvolvimento faz com que, na maior parte do dia, a população conviva com um intenso fl uxo de pessoas e obrigações a fazer, fatos que tornam essenciais a criação das chamadas “Áreas Verdes”.

Essas áreas são espaços, que podem ser parques ou praças, desti nados à contribuição pela qualidade de vida de cada indivíduo. Isso porque, por meio do paisagismo, do contato com a natureza e de ati vidades recreativas, os habitantes passam a ter um local para aliviar as tensões, apreciar a natureza bem como, realizar ati vidades fí sicas.

Com uma população de aproximadamente 615.871habitantes, de acordo com a últi ma pesquisa do IBGE, e com 242 anos de história, São José dos Campos é conhecida pelo seu importante parque industrial e por abrigar insti tuições de destaque como o Centro de Pesquisas Aeroespaciais (CTA) e o Insti tuto de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A cidade possui como principais áreas verdes o Parque da Cidade e o Parque Santos Dumont – locais cobertos pela natureza e que atraem grande parte da população. “Os parques são meios de se ter qualidade de vida, um pedacinho de vida natural dentro da selva de pedra.Costumo fazer caminhadas, passeios, fotografi as e recreação com crianças É também um meio de descanso para os adultos, uma parada na vida agitada para recarregar as energias”, afi rma a publicitária, Renata Braz Pereira Gomez, frequentadora do Parque da Cidade.

Além de ser uma oportunidade de relaxamento e de fazer ati vidades fí sicas, os parques também são uma alternati va de lazer. “Os parques são importantes principalmente para propiciar qualidade de vida aos habitantes, seguido de uma alternati va de passeio para famílias mais carentes, que muitas vezes não têm opção de lazer”, destaca Suzana Silva, diretora fi nanceira.

Assim como São José dos Campos, Taubaté, não foge às regras de uma cidade populosa e industrializada. Atualmente, o município, com 369 anos de criação, possui 273.426 habitantes, de acordo com o IBGE, e é considerada a “Capital Universitária” do Vale do Paraíba.

Entretanto, os parques da cidade não são a alternativa preferida da população na busca por áreas verdes, já que os taubateanos preferem entrar em contato com a natureza presente nas praças. “Gosto da arborização das praças. Aqui, faço caminhadas para manter o peso, arejar as ideias e isso acaba sendo uma terapia”, explica a estudante, Angélica Novaes de Oliveira, frequentadora da Praça Santa Terezinha.

Além das praças, algumas pessoas em Taubaté procuram lugares alternativos para descansar e fazer ati vidades físicas. “Faço também caminha na Estrada Velha de Tremembé, pois, por ter muito verde, é mais fácil descansar a mente”, afi rma a estudante, Muriel dos Santos.

Diagramação: Mayara Barbosa

Fotos: Mayara Barbosa e Sabrina Zambello

Áreas verdes, locais de descanso em meio ao stress das cidades grandes

Áreas verdes, locais de descanso em meio ao stress das cidades grandes

3 Respostas to “Verde que te quero bem”

  1. João Rangel said

    Partabéns. Gostei da iniciativa e desejo o maior sucesso para vc nesse blog. Mas, custava dizer que foi para minha disciplina, hehehehe…
    Abração e siga em frente…

  2. Everton Carlos said

    E ai mor lembro dessas fotos ai kkkkkkkkkkkk…Axo q fui junto com vc lembra kkkk ate rolou uma aguinha de coco.
    Tchau bjsss

    Ta show seu blog

  3. Aymeê said

    Muito bom o seu blog. Amei as matérias. Fico feliz de ver você crescendo na profissão q vc escolhei e que é a sua cara, eu não poderia pensar em ninguém mais determinada e talentosa que você. Espero q desse blog vc vá para o mundo, pq talento pra isso você tem de sobre. Eu sempre te falei isso e repito, ainda vou te ver no lugar da Fatima Bernardes apresentando o jornal. Amo vc.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: