Jovens joseenses unem criatividade e empreendedorismo

8 de outubro de 2009

Matéria feita em Junho de 2008

Jovens joseenses unem criatividade e empreendedorismo

Por Mayara Barbosa

Cidade organiza feira estimulando ações empreendedoras juvenis por meio de projetos tecnológicos, diferentes e ousados

 A atual tendência do mercado de trabalho está na busca por profissionais que possuam um perfil pró-ativo e empreendedor, capazes de criar novas alternativas de produção e consumo. E com o objetivo de formar pessoas com espírito de liderança e inovador a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos promoveu de 24 a 27 de junho a 7ª Feira do Jovem Empreendedor Joseense.

 O tema escolhido, para este ano, foi “Visão do Futuro”, com o intuito de levar aos participantes a refletirem sobre a sustentabilidade e preservação da natureza. Na ocasião, visitantes, professores, estudantes e expositores puderam observar e aprender com trabalhos diferentes e inovadores. “Na feira estou tendo a oportunidade de conhecer vários projetos que não custam muito e podem ser utilizados no cotidiano”, frisou a aluna Débora Assumpção Cunha, uma das elaboradoras do capacete sanfona, que protege os motociclistas contra linhas cortantes e utiliza material sustentável. 

 Os projetos foram desde os mais sofisticados e elaborados até aos mais criativos. Dentre as idéias apresentadas havia disk fruta, sutiã modelador, cobertor que se divide em partes, mala com dispositivo rastreador, máquina de lavar sustentável, alarme de incêndio em ônibus, detector do nível de gás do botijão, lixeira trituradora, entre outros. 

 Ao todo foram expostos 180 trabalhos de escolas municipais e particulares, universidades, centros universitários e fundações da cidade. Cerca de 120 mil pessoas passaram pela feira e puderam, além de observar os projetos, participar de atividades culturais e apreciar uma exposição em comemoração ao centenário da imigração japonesa. A diretora do Colégio Casimiro de Abreu, Luciene Monteiro Pimentel Quintas, que participa do evento pela terceira vez, opinou sobre sua importância. “A feira é importante porque mostra um trabalho diferenciado e também é uma oportunidade dos pais escolherem uma boa escola para os filhos”, destacou Luciene.

 A Feira do Jovem Empreendedor acontece desde 2002 e seu projeto idealizador teve inicio com a realização do evento Salão dos Jovens Empreendedores em Ação, em 2000 e 2001. A organização da Feira conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia e da Fundação Hélio Augusto de Souza – Atendimento à Criança e ao Adolescente (Fundhas).

 Todos os trabalhos foram julgados por meio de critérios que avaliaram criatividade, impacto, inclusão social e igualdade, inovação e viabilidade econômica, ambiental e social, e têm seus resultados prolongados. “Há um retorno para os projetos selecionados visando à continuidade das ações desenvolvidas para a introdução dos alunos no mercado de trabalho”, explicou Carmen Lucia de Paula Ferreira, coordenadora geral do projeto, da Secretaria Municipal de Educação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: